O que é toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma doença que não afeta apenas os gatos, mas também os seres humanos e outros animais. Infelizmente, muitos gatinhos sofrem devido à falta de informação sobre a transmissão da doença. Hoje, você vai descobrir todas as informações corretas e como evitar a toxoplasmose.
O que causa a toxoplasmose?
Causada pelo Toxoplasma gondii, os felídeos são os únicos hospedeiros definitivos do protozoário, já os humanos e outros animais são os hospedeiros intermediários.
Qual a sua importância para saúde pública?
Trata-se da zoonose parasitária mais comum, principalmente em países subdesenvolvidos de clima quente e úmido. Segundo pesquisas, de 30% a 40% da população humana e felina possui a doença, e é uma das principais causas de cegueira em muitas partes do mundo.
Além disso, a toxoplasmose pode causar distúrbios neuropsiquiátricos, incluindo esquizofrenia, depressão e transtornos de ansiedade.
A transmissão ocorre por vários meios, incluindo a ingestão de carnes cruas, verduras e legumes mal lavados, bem como o contato com fezes infectadas de felinos. Também pode ocorrer através de transfusão sanguínea e via transplacentária.
Observação: Os gatos são apenas vítimas da doença, todos nós (inclusive as futuras mães) não precisamos abandoná-los por medo de contrair a doença. Aliás, os grávidas só irão adquirir a doença se ingerirem fezes contaminadas dos gatos e não apenas pelo contato com o animal.

Quais são os sinais clínicos?
Gatos domésticos infectados geralmente são assintomáticos, mas se possuem o sistema imunológico comprometido, podem apresentar febre, afecções oculares, anorexia, letargia, pneumonia, desconforto abdominal e distúrbios do sistema nervoso central.
Já os cães domésticos podem ter seus sistemas respiratório, neuromuscular ou gastrointestinal afetados, causando dispneia, anemia, anorexia, angústia respiratória, ataxia e diarreia.
Como fazer o diagnóstico?
Podemos descobrir através dos seguintes exames:
- Coproparasitológico – apenas em felinos.
- Sorologia (IFI/ELISA) – Um gato com titulação não está eliminando oocistos nas fezes.
- PCR – Detecta a presença direta do protozoário no tecido/fluído corpóreo.
Como prevenir a toxoplasmose?
- Prevenção da ingestão de oocistos: Evitar alimentar os gatos com carne crua, realizar a higienização correta e frequente das caixas sanitárias, manter os gatos com o mínimo de contato com o meio externo, usar luvas ao trabalhar com o solo, lavar completamente as mãos e os vegetais.
- Prevenção da ingestão de cistos: carnes com tratamento térmico adequado, mãos bem lavadas após manuseio de carnes cruas.
- Consumo de leite pasteurizado.
Este artigo te ajudou? Aproveite e veja também: Como meu gato me vê?
0 Comentários